Notícia

Pan 2015: Referência internacional, François Ducasse reforça preparação psicológica

Por CBTM

26/06/2015 14h19


Especialista francês acompanha a seleção durante o período de treinamentos em São Caetano

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 26/6/2015

Durante os sete dias de preparação no centro de treinamento de São Caetano do Sul (SP), a seleção brasileira que irá aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, começará a fazer os últimos ajustes para a competição. Isto, no entanto, não se dará apenas na mesa: o especialista francês François Ducasse veio ao país para dar apoio aos atletas no lado psicológico e garantir que também cheguem mentalmente prontos ao evento continental.

Há três anos com a seleção, Ducasse possui um longo e vitorioso currículo em termos de preparação psicológica. O francês trabalhou por quase duas décadas com grandes estrelas do tênis, como os ex-líderes do ranking mundial Pete Sampras, Lindsay Davenport e Maria Sharapova. Ele é autor do livro “Cabeça de campeão”, obra considerada uma referência internacional sobre o tema.

Ducasse chegou à seleção por indicação do técnico Jean-René Mounie. Os dois trabalharam juntos por cinco anos na equipe francesa. Após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Jean-René o convidou para se juntar à equipe multidisciplinar.

“Acredito que ele trouxe boas coisas. Ajudou muito com ferramentas concretas que os jogadores podem usar quando precisam buscar um desempenho especial. Minha prioridade é criar um ambiente de alto nível ao redor dos jogadores, apenas com pessoas que possuam uma cultura de desempenho, e posso afirmar que ele faz parte totalmente desse processo”, explicou Jean-René.

Em geral, Ducasse vem ao Brasil uma vez por ano. Em outras três oportunidades, vai a Ochsenhausen, na Alemanha, onde está baseada a seleção masculina permanente. E ainda faz um acompanhamento remoto constante, por telefone ou Skype, diretamente com os atletas.

Segundo Jean-René, o especialista francês é uma peça fundamental na preparação para o Pan, principal compromisso da seleção na temporada, já que classificará os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“O François trabalha junto com o Hugo Hoyama (técnico da seleção feminina) para achar o ‘caminho’ que as meninas devem seguir, o conceito em relação ao Pan. Ele também trabalha com vários atletas individualmente, homens e mulheres, às vezes com a presença do técnico, às vezes cara a cara”, explicou o treinador.

“Ele não cria coisas novas, mas pode ajudar os jogadores a se lembrarem dos pontos fundamentais para administrar o jogo, gerir a capacidade de alcançar um desempenho especial”, completou.

Atletas aprovam experiência

Para os atletas da seleção, o contato com Ducasse tem sido muito importante para o seu desenvolvimento.

"As maiores lições que levo do ano passado foram os encontros com o François, em que aprendi muitas coisas que fizeram muita diferença no meu modo de pensar e agir. Também aprendi a aceitar melhor os momentos ruins e continuar lutando", contou Caroline Kumahara.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude do ano passado, em Nanquim, na China, Hugo Calderano também elogiou o trabalho do francês.

“Várias vezes converso com o François. Acho muito bom. Ele entende muito do psicológico no esporte e já passou muitas coisas para nós. Só de ver o que ele fala e como pensa, fica claro que entende muito do assunto. E ajudou muito a seleção”, disse.

A seleção começou na quinta-feira (25) a reta final de preparação para o Pan. A competição será disputada de 10 a 26 de julho – os torneios de tênis de mesa irão de 19 a 25. O Brasil será representado por seis atletas em Toronto: Gustavo Tsuboi (49º colocado do ranking mundial), Hugo Calderano (63º) e Thiago Monteiro (139º), no masculino, e Lin Gui (124ª), Caroline Kumahara (133ª) e Ligia Silva (163ª), no feminino.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?