Notícia

Dagoberto Midosi completa 102 anos de muita história, títulos e um caminho aberto para o tênis de mesa do Brasil

Por CBTM

06/05/2019 19h12


Mesa-tenista carioca foi um dos precursores do esporte em seu país, responsável pela primeira participação brasileira em um Campeonato Mundial

 

Rio de Janeirio (RJ), 06 de maio de 2019

Por: Assessoria de Comunicação - CBTM

Há exatamente 102 anos, em 6 de maio de 1917, nascia uma das mais importantes figuras do tênis de mesa brasileiro. Comemorando hoje mais um ano de vida, Dagoberto Midosi tem em sua bagagem a primeira participação de atletas do Brasil em um Campeonato Mundial, na Suécia, em 1949.

Carioca, Dagô, como Midosi também é conhecido, foi atleta do Fluminense – RJ e lá começou a construir sua carreira de sucesso. Após destaque em competição de seu colégio, ainda aos 16 anos, foi convidado a jogar pela Seleção Carioca e começou a mostrar seu talento: o Rio venceu a Seleção de São Paulo pela primeira vez.

A faculdade de Direito fez uma pausa em sua carreira. Já formado, porém, em 1941, encontrou o clube que o projetou, no bairro carioca das Laranjeiras, e pode ajudar a trilhar o caminho do Brasil no tênis de mesa mundial: fez parte da primeira delegação brasileira a disputar um Sul-Americano, em 1947, na Argentina, mas de uma forma um pouco diferente: na época, os mesa-tenistas do Brasil ainda jogavam com raquete de madeira.

Já com o mesmo material dos adversários, com raquete emborrachada, as vitórias não demoraram a aparecer. Em 1949, foi campeão do Sul-Americano, fato que conseguiu repetir no ano seguinte, em 1950. Ainda em 1949, há 70 anos, porém, entrou definitivamente para a história do Brasil: fez parte da primeira delegação do país em um Campeonato Mundial, na Suécia.

Dagoberto Midosi voltou a disputar também as edições de 1952 (Índia), 1953 (Romênia), 1954 (Inglaterra), 1955 (Holanda), 1956 (Japão) e 1957 (Suécia). Já depois de aposentado como atleta profissional, em 1959, voltou à Europa – desta vez, na Alemanha – e conquistou o título do Mundial de Masters, a chamada Copa Jubileu.

Ainda nas décadas de 30 e 40, Dagô começava a escrever sua brilhante história no tênis de mesa. Histórico e definitivamente marcado para o esporte no Brasil, seu legado, hoje, é inegável. Um dos pilares do esporte no Rio, foi no clube em que Dagoberto começou, o Fluminense, onde o principal mesa-tenista do país em atividade, Hugo Calderano, fez seus primeiros movimentos com a raquete. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?