Por CBTM
Normas para a composição dos atletas da Seleção Brasileira Paraolímpica 2009
A Coordenadoria Administrativa de Seleções, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela CBTM, conforme disposto no Estatuto desta Entidade, e de acordo com a comissão técnica, informa as normas para a composição dos Atletas da Seleção Brasileira Paraolímpíca.
DISPOE SOBRE AS NORMAS PARA A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARAOLIMPICA
A seleção e posterior efetivação de um atleta na Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, para cada competição, se dará, preferencialmente, através de 2 (duas) seletivas eliminatórias anuais, e/ou pelos méritos técnicos, e/ou por indicação da Comissão Técnica após a seletiva.
Artigo Primeiro - Seleção por méritos técnicos:
Os atletas Paralímpicos que obtiverem os resultados individuais abaixo discriminados em suas respectivas classes, desde que mantenham o nível técnico e as condições básicas de preparação física, serão convocados diretamente sem a participação em Seletivas:
Eventos Internacionais, calendário ITTF PTT:
Fator 40 – 1º ao 3º Individual
Parapan – Campeão Individual
Mundial e Jogos Paralímpicos de acordo com as quantidades de competidores em cada classe:
8 a 16 competidores: 1º ao 3º lugares Individual
Acima de 17 competidores: 1º ao 8º lugares Individual
Artigo Segundo - Convocações Técnicas:
Após as convocações por resultados e as vagas definidas por Seletiva , a comissão técnica, juntamente com o Comitê Executivo da CBTM, poderá fazer indicações segundo critérios técnicos acordados entre a Comissão e o Comitê Executivo.
Parágrafo Primeiro - A convocação dos atletas, quando for o caso de titulares e reservas, poderá somente ser definida a condição de titulares após um período de observação dos atletas, em torneios e treinamentos, desde o momento de sua convocação até momentos antes da competição.
Artigo Terceiro - Seleção do atleta através de seletivas:
Para a obtenção das vagas através das seletivas, serão convocados os atletas, independente do número de vagas e classe, conforme descrições abaixo:
1. Ranking da Região Sul-Sudeste - 2 (dois) primeiros colocados de cada classe, no caso de empate será considerado o melhor Rating;
2. Ranking da Região Centro-Norte-Nordeste - 2 (dois) primeiros colocados de cada classe, no caso de empate será considerado o melhor Rating;
3. Escolha da Comissão Técnica – 2 atletas
Artigo Quarto - Dos treinamentos e convocações:
O atleta que não comparecer a uma convocação da CBTM sem justificativa aceita pelo Comitê Executivo da CBTM, poderá ser dispensado da seleção mesmo que tenha obtido sua vaga nas seletivas ou resultados internacionais. Após nota oficial de convocação, o atleta tem até 72 horas para comunicar que não poderá participar, caso contrário estará confirmado na competição. Caso o mesmo não apareça e não justifique (medicamente) sua ausência, ele perderá seus pontos no rating e será multado em R$ 500,00 (quinhentos reais). O atleta também ficará suspenso da Seletiva seguinte.
Todos os atletas integrantes da seleção paraolimpica de 2009, independente de indicações técnicas ou seletivas, deverão atender aos seguintes critérios:
- os atletas devem atender a todos os sistemas de avaliações indicados (física, nutricional, psicológica, médica, etc.);
- cumprir com as metas estipuladas pela Comissão Técnica;
- seguir todas as determinações e normas de composição da Seleção Brasileira.