Notas Oficiais

24/02/2005 (037-2005)

Por CBTM

24/02/2005 08h21


Atribuições dos Atletas da Seleção Brasileira de TM

Atribuições dos Atletas da Seleção Brasileira de TM

 

Unidade I - Procedimentos em EVENTOS (Competições, Estágios e Cursos Internacionais)

 

Parte A - Dos Preparativos

 

1) O Atleta receberá a sua convocação através de Nota Oficial publicada no Site da CBTM.

 

2) O Atleta deverá dar o retorno, se manifestando sobre o aceite ou não da convocação, no prazo estipulado na Nota Oficial. Caso não haja data prevista para a confirmação ou desistência, decorridas 48 horas após a publicação da Nota Oficial, a CBTM considerará a convocação como aceita.

 

3) O Atleta deverá manter todos seus documentos em ordem (passaporte, Registro Geral, Certidão de Nascimento). Atentar sempre aos detalhes como o vencimento do Passaporte, conferir se há espaço / páginas em branco no Passaporte para que este seja aceito em outro país, etc.

 

4) No caso do Atleta ser menor de idade, deverá providenciar no Juizado de Menores, uma Autorização assinada pelos pais, para sua saída do país e se menor de 12 anos para viajar dentro do próprio país.

 

5) Tomar as devidas providências quando for viajar para países que exijam algum tipo de vacina específica. A CBTM informará ao Atleta, se for o caso, quais as vacinas serão solicitadas, através da Nota Oficial de Convocação ao Evento.

 

Parte B - Do Uniforme

 

1) O Atleta deverá, desde o momento em que sair de sua casa, até o momento em que retornar à mesma, usar o traje recomendado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, salvo se o uniforme for entregue e recolhido no aeroporto ou em outro local/maneira que impeça o cumprimento desta norma.

 

Parte C - Do Embarque

 

1)  O Atleta deve se apresentar para o embarque, no aeroporto, com no mínimo três horas de antecedência, munido de todos os documentos solicitados na Nota Oficial de Convocação e/ou nas demais Notas Oficiais que se façam complementares à de Convocação.

 

2)  Se por algum motivo, o local de apresentação não estiver devidamente citado na Nota Oficial de convocação, o Atleta deverá dirigir-se para o balcão de informações da empresa aérea pela qual vai viajar e permanecer ali até a chegada dos demais membros da delegação.

 

3) Por ocasião do embarque, haverá uma reunião entre o Técnico/Supervisor e os Atletas, onde será entregue aos Atletas o Programa de Atividades da Equipe no Evento.

  

 

4) A bagagem de mão deve conter todos os documentos, um uniforme, a raquete e os materiais de jogo de cada Atleta.

 

Parte D - Do Decorrer do Evento

 

1) O Atleta  é o único responsável pelo material que utilizará no Evento, a saber:

    

a)   Uniformes - é de responsabilidade do Atleta manter o uniforme limpo e pronto para ser usado no Evento.

 

b)  O Atleta deve possuir borrachas, raquetes, colas, etc. sobressalentes, para evitar que a falta dos mesmos possa prejudicar sua atuação no Evento.

 

c)   Colas, tesouras, canivetes estiletes, etc, não podem ser colocados na bagagem de mão.

 

     c) Acessórios - o Atleta deve possuir um recipiente onde possa colocar água ou algum outro tipo de bebida revigorante (Gatorade, Nutri Sport, Powerade, etc.), e mantê-lo sempre cheio por ocasião dos jogos.

                                    

     d) Durante toda a permanência no Evento o Atleta deverá estar usando o uniforme do Brasil, pré-estabelecido pelo Supervisor, a fim de que seja bem identificado em qualquer circunstância.

 

2)  O Atleta deve permanecer com o grupo durante o decorrer do Programas de Atividades do Evento, a saber:

 

     a) Fazer suas refeições juntamente com os outros atletas que compõem sua seleção e seu respectivo técnico:

         - café da manhã;    

         - almoço;

         - jantar;

         - lanches;

 

     b) Caso seja convidado por outra delegação para uma refeição ou uma reunião de interesse técnico, o mesmo deverá procurar o técnico de sua respectiva Seleção e solicitar uma autorização para sua ausência do grupo.

Na ausência do técnico, o Atleta deverá procurar o Supervisor das Seleções e buscar o seu consentimento. Na ausência de ambos o Chefe da Delegação deve ser consultado;

 

c)   Diariamente, pela manhã, haverá uma reunião com os técnicos ou supervisor para confirmar o planejamento do dia.

    

  d) Durante as atividades no ginásio, o Atleta deve permanecer junto com sua Seleção. Se por algum motivo necessitar se ausentar (motivos de doença, cansaço físico, etc.), deverá procurar o técnico e solicitar uma autorização. Na ausência do técnico, o Atleta deverá procurar o Supervisor das Seleções e buscar o seu consentimento. Na ausência de ambos o Chefe da Delegação deve ser consultado.

 

Parte E - Em caso de Enfermidades

 

1) O Atleta não deve ingerir nenhum medicamento sem antes consultar o Supervisor das Seleções e/ou o Técnico responsável pela Seleção.

 

2)  O Atleta deve contactar o Supervisor da Seleção e/ou o Técnico responsável pela Seleção a que pertence, para que possam tomar as providências necessárias para a recuperação do seu bem estar.

 

3)  Caso o Atleta já esteja sob tratamento médico deverá, no ato do embarque, comunicar ao Supervisor das Seleções ou o Técnico responsável pela Seleção a que pertence, para que estes fiquem cientes dos medicamentos e do tratamento determinado pelo médico.

 

Parte F - Disposições Gerais

 

1)  Walkman/Discman e outros aparelhos de mídia que não estejam sendo usados como instrumentos de auxílio ao desportista, baralhos e outros jogos que não estiverem valendo dinheiro ou castigos, etc., poderão ser utilizados, respeitando-se sempre 2:00h antes da competição. Por exemplo: no caso da competição ter início às 18:00h, deverão deixar de praticar as atividades citadas acima às 16:00h.

 

2)  Está terminantemente proibida a ingestão de bebidas alcoólicas, bem como fazer uso de drogas.

 

3)  Está terminantemente proibido qualquer tipo de brincadeira de mão ou de contato físico entre os Atletas da Delegação Brasileira ou de outras Delegações.

 

4)  Não poderá haver qualquer espécie de "TROTE" aos Atletas que estão participando daquela Seleção Brasileira pela Primeira.

 

Parte G - Problemas Internos

 

1)       Caso o Atleta tenha problema com outro atleta da Delegação Brasileira, deve procurar, imediatamente, o Técnico responsável e reportar o fato por escrito.

 

2)       Caso o Atleta tenha problemas com o Técnico responsável pela sua equipe ou outro Técnico das Seleções do Brasil, deverá procurar o Supervisor das Seleções e se queixar por escrito.

  

 

Parte H - Dos Alojamentos

 

1)  O Atleta não está autorizado a deixar o Alojamento/hotel. Em hipótese de extrema necessidade deverá procurar o Técnico responsável por sua Seleção e solicitar uma autorização para sua ausência.

 

2)  No que diz respeito a passeios e compras serão programados dias ou períodos livres para essas atividades.

 

3)  A distribuição dos Atletas no Alojamento/hotel, respeitará as seguintes condições: sexo, idade e nível técnico.

 

4)  Está terminantemente proibida a permanência de atletas de sexo masculino no quarto de atletas do sexo feminino e vice-versa sem a devida autorização do Técnico Responsável ou Supervisor das Seleções.

 

5)  Está terminantemente proibida a permanência de atletas de outras delegações ou países no quarto de atletas brasileiros e vice-versa sem a devida autorização do Técnico Responsável ou Supervisor das Seleções.

 

Parte I - Dos Horários

 

1)  Quanto aos horários:

a)   Horário de despertar:

*      Quando o Atleta tiver atividades programadas para o período da manhã, deverá estar acordado no mínimo 2h30m antes da sua partida. Por exemplo: A equipe deverá jogar/ treinar às 9:00h. Então todos os atletas pertencentes a esta equipe deverão despertar às 6h30m;

*      Quando o Atleta não tiver jogos/treinamentos programados para o período da manhã, poderá exceder um pouco mais no horário, despertando às 8h30m;

 

b)  Horário de dormir:

*      Se por ventura não houver atividades no período da noite, o atleta deverá dormir às 22:00h.

*      Caso a atividade termine muito tarde (se estenda pelo período da noite), a ponto de o horário estipulado acima não puder ser cumprido, o atleta deverá dormir uma hora após a sua chegada ao alojamento.

 

 c)   Horários das refeições:

*      Os horários das refeições serão comunicados pelo Técnico responsável da equipe ou pelo Supervisor das Seleções, de acordo com os horários locais da cozinha e a programação das atividades.

 

Parte J - Do Retorno

 

1)  Os Atletas deverão estar devidamente uniformizados para o embarque de volta (o uniforme será previamente estipulado pelo Técnico ou Supervisor das Seleções).

 

2)  Respeitar o horário de saída do Alojamento/hotel para o aeroporto. O horário será fornecido pelo Supervisor das Seleções.

 

Parte K - Das Reuniões

 

1)  No café da manhã de cada dia o Técnico se reunirá com os Atletas para confirmar a programação do dia.

 

2)  No final do dia, os Atletas realizarão outra reunião com os Técnicos para avaliação do que foi realizado durante o dia e informar a programação para o próximo.

 

3)  Terminado o Evento o Técnico reunirá os membros da Seleção para análise geral dos resultados obtidos.

 

Parte L - Da Disciplina

 

1)  O Atleta tem o direito e o dever de cumprir as normas contidas neste procedimento. O não cumprimento, sem justificativa de qualquer norma aqui descrita, será considerada falta disciplinar e serão tomadas as medidas cabíveis às infrações cometidas.

 

Parte M - Das Viagens Desacompanhadas

 

1) Quando o Atleta viajar desacompanhado deverá assumir todas as funções do Técnico, Supervisor e Chefe da Delegação.

 

 

Dispositivo Transitório: As alterações feitas neste procedimento entram em vigor a partir do dia 01.01.2005.

 

Formulário Top Europa

 

Formulário Top Brasil

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?