Garotada da AABB Limoeiro treina para chegar ao patamar nacional. Foto: Divulgação.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
Limoeiro do Norte fica localizado no Vale do Jaguaribe, a 200 quilômetros da capital cearense, bem próximo da fronteira com o Rio Grande do Norte. É conhecido como a “Cidade das Bicicletas”, mas poderá ser a cidade das raquetes no futuro. Pelo menos, esse é o sonho dos dirigentes da AABB local, que buscam brilhar no cenário estadual e nacional, assim como o “irmão” famoso da capital, a AABB Fortaleza.
O clube da capital é bem conhecido no cenário. Por lá, brilhou o filho mais famoso do tênis de mesa cearense, Thiago Monteiro, ainda em atividade aos 38 anos. Hoje, o esporte do clube é comandado por Rodrigo Arruda, e o pai de Thiago, Alexandrino Monteiro, é técnico de uma das revelações da AABB, David Vidal, campeão estadual mirim. O irmão de Thiago, Alexandre Monteiro, é destaque em várias competições.
“A AABB é um caso raro de clube que sobrou em Fortaleza. Infelizmente, há poucos em nossa região”, reconhece Valberto Almeida, presidente da Federação dos Mesatenistas do Ceará, que aponta o projeto de Limoeiro como bem promissor.
Juarez Freitas é o professor que comanda a nova safra de meninos e meninas em Limoeiro do Norte. O Projeto Interação Escola Comunidade de Tênis de Mesa está sendo desenvolvido pela Federação, com o apoio do governo do Ceará e a empresa Enel. Os treinos envolvem 32 atletas das escolas públicas do município, é totalmente gratuito, com carga horária de 16 aulas semanais.
“Esse projeto é muito importante, porque envolve atletas de baixa renda, produzindo uma inclusão a partir do tênis de mesa. Agradecemos muito ao presidente da AABB, Odenir Fernandes”, ressalta Juarez.
No projeto, o clube recebeu piso emborrachado, raquetes e bolas, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Maicon de Lima é o instrutor das crianças, e foi treinado por Alexandre Monteiro, o irmão de Thiago Monteiro. O mesa-tenista Hugo Calderano também foi outro a doar materiais de jogo, como borrachas e raquetes seminovas. O objetivo do clube é participar, ainda neste ano, de competições a nível municipal, estadual e até nacional.
Além dos 32 atletas que entraram no projeto da Federação, outros 23 mais experientes são alunos da Escola Normal de Limoeiro, uma escola particular onde Juarez dá treinos de tênis de mesa. Vários atletas de Limoeiro do Norte já participaram das etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, como os casos de Tácio Maia, João David Sena, Isadora Pereira e Pierre Assis.
“Acredito que a AABB de Limoeiro possa ser uma potência no futuro, temos bons atletas e que eles estão bastante motivados”, diz Juarez, sonhando em chegar ao patamar atingido pelo clube de Fortaleza.
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.