Notícia

A correlação entre a qualidade do equipamento de tênis de mesa e a prevenção de lesões

No artigo, Francisco Brito Júnior, treinador de tênis de mesa nos Estados Unidos, fala sobre a influência das borrachas na modalidade

Por Francisco Brito Júnior - técnico

31/07/2020 17h17


Se você nunca prestou uma especial atenção à sua qualidade de borracha, talvez seja o momento de substituí-las urgentemente! Existe uma forte correlação entre a qualidade das suas borrachas de tênis de mesa (como estão desgastadas) e a maioria das lesões de ombros, pulsos, cotovelos, joelhos e tornozelos. 

Frequentemente observo a borracha e outros equipamentos de meus alunos para ajudá-los a determinar o melhor momento para renová-los.

Existem vários aspectos a serem considerados, mas, hoje nos concentraremos na qualidade das borrachas sob uma perspectiva diferente. Uma borracha nova (não importa a marca) vem com um certo coeficiente de atrito para gerar rotação de acordo com o seu nível de jogo e a força aplicada em seu golpe. Vamos considerar esse coeficiente X, igual a 100% de rotação e também velocidade. Para gerar 100% de velocidade e girar, seu movimento percorre 1,2 metros de comprimento desde o ponto inicial até o final do seu curso. Tudo certo, então você fez um golpe incrível e, considerando ser sua técnica é perfeita, a quantidade de energia é 10 Kcal e isso é ótimo porque você está sendo muito consistente e melhorando.

Depois de alguns dias de jogo e prática intensa, você percebe que seus golpes perdem qualidade, você erra mais e com frequência fica cansado até sair da sessão mais cedo. Cinco minutos no sétimo dia, 10 minutos no dia 15º. De repente, você percebe que seu ombro está doendo! Nossa, o que está acontecendo? Seus golpes não entram, o cansaço vem após apenas 30 minutos de prática, e o pior de tudo é: suas técnicas não são mais perfeitas! Muito triste, mas não o fim do mundo!

Vamos analisar o que aconteceu desde que você colocou suas borrachas novas e ficou muito feliz com elas.

1 - No 1º dia, você estava muito motivado com novas borrachas. Por causa dessa motivação, o efeito psicológico ativou algumas áreas do seu cérebro que geralmente estão dormindo. Essa ativação psicológica faz você ser mais preciso em seus golpes e tudo mais. Seu cérebro é o fator mais surpreendente para o desempenho.

2 - O segundo fator que interfere em seu desempenho é o dano da técnica. Como mencionado, suas borrachas tinham 100% de atrito quando novas, mas, após cada sessão, suas borrachas perdem um pouco do nível de atrito. Consequentemente, seus movimentos vão ficando maiores e você acaba gastando mais energia. Sua técnica não é mais eficaz porque você teve de alterar para compensar a condição de declínio de suas borrachas. Ao invés de gastar 10 Kcal para realizar uma jogada perfeita e ganhar um ponto, você está desperdiçando energia, danificando seus músculos e articulações, não sendo eficaz e o pior de todos os problemas, perdendo a motivação!

3 - Isso pode levar a uma lesão, caso você não substitua suas borrachas logo. Felizmente, isso não vai ser muito sério, e você se recuperará a tempo para o próximo torneio, mas é um grande risco. Então, com que frequência você precisa substituir suas borrachas, raquetes, tênis, bolas, camisas, shorts, etc.? Infelizmente, não há resposta padrão, pois sempre depende do quanto você pratica e joga. Também quão bem você mantém seu equipamento e quão intensa é sua prática. Você é um rebatedor ou looper? Você é um defensivo ou atacante? Usa borrachas lisas ou de pinos? Qual seu tipo de raquete?

Eu não gostaria de complicar demais, mas essas perguntas são importantes e determinarão quanto tempo suas borrachas vão durar. Se você é um treinador, fale com seus alunos ou pais deles sobre esse problema e faça a pergunta crucial:

Quanto custa para proteger um ombro, um cotovelo ou até um joelho? Com certeza a resposta é impagável, o que é absolutamente verdade. Então, substituindo as borrachas por cerca de 100 dólares não é nada comparado a uma cirurgia de ombro ou ruptura de tendão.

Nesse momento, espero que você esteja verificando como o quanto suas borrachas estão gastas. Espero também que este pequeno artigo ajude você a criar alguma consciência sobre a importância de escolher e praticar com o equipamento adequado ao seu estilo de jogo.

Eu poderia aprofundar minhas análises, mas no momento isso é apenas para uma introdução. Normalmente falo demais, como qualquer bom treinador de tênis de mesa.



Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?