Notícia

Projeto Ping-Pong Pai d’Égua quer popularizar o tênis de mesa em Belém do Pará

Objetivo é realizar apresentações e exibições públicas da modalidade, além da implantação de polos de prática na capital paraense

Por Assessoria de Imprensa – CBTM, com informações de João Oliveira

13/10/2020 14h51


Égua é uma gíria muito comum no Pará. Diz-se, em tom de brincadeira, que serve quase como uma vírgula, para quase tudo. Pai d’Égua, por sua vez, tem significado positivo na cultura local, sendo uma definição de legal, bacana. Mas, a partir de agora, ganha outra definição no dicionário esportivo. Passa a ser referência de tênis de mesa.

O projeto Ping-Pong Pai d’Égua foi desenvolvido pelos membros da Academia Paraense de Tênis de Mesa/GT Payxão. Os sócios, João Oliveira e João Marques, decidiram começar um trabalho diferenciado no estado, buscando explorar o enorme potencial, principalmente a nível de clubes. Assim, buscaram os modelos dos grandes centros do país na modalidade, como São Paulo e Santa Catarina, e implementando no Pará.

O Pai D’Égua, por sua vez, quer popularizar o tênis de mesa, seguindo a linha do projeto lançado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, do “Prazer, Ping-Pong”. Atua principalmente na Região Metropolitana de Belém, se estendendo em todo estado do Pará, através de parceria com a Federação Paraense de Tênis de Mesa.

O plano de ação envolve a promoção de apresentações em praças e locais públicos e a implantação de polos para a pratica da modalidade e projetos sociais de tênis de mesa, em parceria com algumas instituições.

“Hoje, já temos em pleno funcionamento um polo no Bairro da Pedreira, em parceria com a Igreja Batista Angelim Belém, onde mais de 50 crianças recebem aulas de tênis de mesa de forma gratuita, duas vezes na semana. Também estaremos inaugurando um polo da APTM no Bairro do Bengui, onde, em parceria com o projeto social local, vamos disponibilizar alguns horários para a prática gratuita do tênis de mesa. Estamos em negociação com mais dois centros, no Guamá e no Sideral, para lançamento de novos polos, além de já temos agenda para implantação, em parceria com o poder público, em outros dois municípios, Igarapé Mirim e Santarém Novo”, explica João Oliveira.

História de Pioneirismo

Esta não é a primeira ação diferenciada dos responsáveis pela APTM/GTPayxão.  O Ping-Pong Pai d’Égua é uma continuidade do projeto Tênis de Mesa em Foco, que iniciou o ano com um ciclo de palestras para atletas, técnicos e pais de atletas, com o objetivo de difundir maior conhecimento do tênis de mesa.

Atualmente, eles trabalham com cerca de 30 atletas, divididos em três turmas que treinam três vezes na semana, com trabalhos físicos, técnicos e táticos. O clube conta com dois técnicos ITTF nível 1, um preparador físico e um consultor técnico.

“Futuramente pretendemos estender esse projeto, promovendo clínicas e palestras por todo o estado do Pará, buscando a divulgação em escolas, condomínios e praças. O objetivo principal da APTM/GT Payxão é criar uma visão mais profissional do tênis de mesa no estado”, ressalta Oliveira.



Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil

Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?