Notícia

NOTA DE PESAR – Jimmy Chang

Treinador e ex-jogador estava internado desde março e faleceu nesta quinta-feira, vítima da Covid-19

Por Assessoria de Imprensa – CBTM, com informações do mesa-tenista Fábio Mizutani

08/04/2021 10h56


Com profundo pesar, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) informa a morte do ex-jogador e treinador Jimmy Chang, de 53 anos. Ele estava internado desde o final de março e faleceu nesta quinta-feira (8), vítima da Covid-19, em São Paulo (SP).

Chang era chinês naturalizado brasileiro. Jogou pela Primeira Divisão Paulista, entre 1989 e 1997, por São Caetano do Sul. Contemporâneo de grandes craques do tênis de mesa, brilhou ao lado de Claudio Kano, Hugo Hoyama e outros atletas da Seleção Brasileira.

No fim da década de 1990, parou de treinar para ajudar nos negócios da família. Em 2006, convidado pelo então técnico da Seleção Brasileira, Wei Jianren, voltou a jogar em São Paulo. Depois de 15 anos sem treinar e dez anos sem competir, foi campeão paulista invicto. De 2006 a 2013, jogou diversos torneios oficiais, com 27 finais e 25 títulos, perdendo apenas cinco de 155 jogos disputados.

Em sua carreira como treinador, ajudou a formar diversos atletas. Fiel a filosofia chinesa de ensinar tênis de mesa, insistia sempre em alguns princípios como, consistência e coerência, não tentar adivinhar a bola, mas melhorar o tempo de reação. Por isso, em seus treinos, combinava repetição (para melhorar a técnica) com variação tática.

Tinha uma metodologia de treino diferenciada. O sistema dele era baseado em reação. Depois, entravam outros parâmetros como a coerência (golpear a bola com a potência certa de acordo de como ela vem), ritmo e local (utilizando a força do golpe do adversário, mas pegando a bola em cima da mesa para não dar tempo da reação), e potência, no local certo.

A CBTM, através de seu presidente, Alaor Azevedo, diretoria e colaboradores, presta suas condolências aos amigos e familiares, neste momento de profunda dor.



Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?