Equipe do Jaroslaw, com Jouti ao centro, comemora na Superliga Polonesa. Foto de Arquivo: Kacper Loc.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM - Programa de Ídolos
O brasileiro Eric Jouti segue em boa fase na Superliga Polonesa. Nesta sexta-feira (15), a sua equipe, o Jaroslaw Sokolów S.A., venceu o Dojlidy, pela sétima rodada da competição, por 3 a 2. O resultado positivo faz com que o clube comece a vislumbrar a possibilidade de assumir a liderança do torneio em breve.
Isso pode acontecer no próximo domingo. Na terceira colocação, com 16 pontos, a equipe enfrenta o Gwiazda, quarto colocado, às 11h (de Brasília). A diferença para o Dartom Bogoria e o Energa Manekin, que ocupam as duas primeiras posições, é de apenas um ponto. Uma vitória do time de Jouti e um tropeço dos adversários significaria a liderança ainda no primeiro turno.
O Jaroslaw iniciou vencendo o duelo desta sexta-feira. O russo Grigory Vlasov bateu o bielorrusso Aliaksandr Khanin, por 3 a 0 (11/5, 11/3 e 11/7). Jouti entrou na mesa logo na sequência, tomou um susto no início, mas depois encaixou seu jogo diante do polonês Patryk Zatówka. A vitória com placar de 3 a 1 (8/11, 11/8, 11/7 e 11/6) deixou o time de Jaroslaw em situação bem confortável.
Mas o duelo estava longe de ser resolvido. Krzysztof Marcinowski, que tinha a missão de substituir o principal atleta do clube, o polonês Mateusz Czernik (fora do confronto por lesão), foi superado no jogo seguinte, por Kamil Zdzienicki: 3 a 0 (13/15, 9/11 e 8/11). Jouti precisou voltar para enfrentar Aliaksandr Khanin. Fez um primeiro set ruim, conseguiu entrar no jogo na metade do segundo set e deu trabalho ao adversário, mas foi batido por 2 a 0 (2/11 e 11/13).
A vitória do Jaroslaw veio no jogo de duplas: Marcinowski e Vlasov bateram Zdzienicki e Zatówka, por 2 a 0 (11/8 e 11/9), garantindo a subida do clube na classificação.
“Acredito que foi um confronto bem equilibrado, nosso principal jogador estava machucado e não pôde jogar. O colega que entrou deu conta do recado nas duplas. A minha performance ainda não foi como eu gostaria. Saí com uma vitória e uma derrota. Tivemos uma viagem de oito horas de carro no dia anterior. Estou feliz pelos meus companheiros, que me ajudaram e fizeram com que a atmosfera fosse boa para todos nós”, analisou.
Eric Jouti e o Programa de Ídolos da CBTM
Aos 27 anos, o paulistano Eric Jouti é, atualmente, o 92º do ranking mundial de tênis de mesa. Fez parte da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é medalhista por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e acumula conquistas no Brasil e no exterior, como o título de duplas do Aberto da Eslovênia de 2019, ao lado de Gustavo Tsuboi, além de três segundos lugares nos abertos da Hungria e Eslovênia, em 2018, novamente com Tsuboi.
O mesa-tenista faz parte do Programa de Ídolos do Tênis de Mesa, que visa desenvolver o mercado de atletas como influenciadores. A iniciativa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) tem como objetivo fomentar conversas relevantes durante o ciclo além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214