Notícia

Técnico e sócio da Academia Rio Spin visita INSEP-Paris em busca das melhores práticas no tênis mesa

Técnico Harley Martins, um dos sócios da academia, visitou a instituição na França e teve contato com o trabalho de alto nível que é realizado no INSEP

Harley Martins durante a passagem pelo INSEP. Foto: Arquivo Pessoal.

Por Academia Rio Spin

28/10/2021 10h44


Com o objetivo de conhecer a estrutura, técnicas e modelos de gestão utilizados nos principais centros de formação de atletas de alto rendimento no mundo, o técnico Harley Martins, um dos sócios da Rio Spin - Escola de Tênis de Mesa (Rio de Janeiro), visitou o Instituto Francês para o Esporte de Alta Performance (INSEP-Paris), tendo sido recebido pela diretora geral de tênis de mesa da Instituição, Rozenn Jaquet Yquel.

O INSEP ocupa uma área de 30 hectares (30 campos de futebol) e mantém estrutura para o desenvolvimento de atletas de diversas modalidades olímpicas, inclusive o tênis de mesa. No local, há equipes multidisciplinares para acompanhamento do desenvolvimento físico dos atletas (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos etc.), além de uma escola para formação básica e de ensino médio para os jovens atletas. Há, também, um alojamento para abrigar os atletas que vem de regiões mais distantes de Paris.

"Foi uma experiência incrível visitar o INSEP. A estrutura é fantástica, um sonho para qualquer pessoa ligada ao esporte. Fica fácil entender o motivo pelo qual a França é uma grande potência em diversas modalidades esportivas. Vale um destaque especial para a valorização dada às referências de cada esporte (atletas que se destacaram no passado fazem parte da identificação visual do lugar), assim como a existência de uma biblioteca e videoteca integralmente dedicada à literatura esportiva", comentou Harley.

O dirigente da Rio Spin terminou sua visita no ginásio que abriga o Tênis de Mesa: "No CT de tênis de mesa pude ver, na prática, a importância do uso constante da ferramenta de vídeo durante os treinos. Uma outra coisa que chamou minha atenção foi o posicionamento do treinador: a maior parte do tempo num local mais alto (como um mesanino), com objetivo de avaliar toda a dinâmica do jogo em uma perspectiva mais ampla".

Harley finalizou com agradecimento: "visitas como essas são importantíssimas para a troca de experiências e evolução dos métodos de treinamento, com observação e incorporação das melhores práticas. Agradeço ao presidente Alaor Azevedo e ao técnico multicampeão Michel Gadal, pela ajuda no contato com o INSEP, e à diretora Rozenn, que dedicou seu tempo para apresentar cada estrutura do Instituto, sempre com total abertura e interesse para responder todos os meus questionamentos".



* As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?