Rejane Cordeiro se emociona ao vencer o absoluto D. Foto: Gustavo Medeiros.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) e Henrique Porto (especial para a CBTM)
Entrando na reta final em Joinville (SC), o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro apresentou seus campeões individuais em quatro categorias adultas. Abrindo os trabalhos na tarde deste domingo (11), foram definidos no Centreventos Cau Hansen os medalhistas de ouro do absoluto B nos dois gêneros, além do absoluto C e D no feminino.
Final entre representantes de clubes paulistas na absoluto B masculino. Filipi Severiano, da ADSA, de Santo André, encarou Matheus Braz, da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Santa Maria, de São Caetano do Sul. Com parciais de 12/14, 11/7, 14/12 e 11/4, Severiano saiu-se vencedor na disputa pelo título brasileiro, contra um velho conhecido.
Para o mesa-tenista, o segredo da conquista esteve na regularidade. “Mesmo quando eu estava perdendo, consegui manter a regularidade”, descreveu. “Depois fui para cima, fazendo o jogo que eu gosto”, acrescentou.
Severiano pratica tênis de mesa há quatro anos e conquistou seu primeiro título no individual. Este foi dedicado a seu mestre Maurício Kobayashi, técnico e benemérito da CBTM, que faleceu durante o evento em Joinville. “Ele foi o treinador que me deu a base, tanto para o tênis de mesa, como para a vida”, relatou emocionado.
No absoluto B feminino, a região Sul dominou a final, colocando frente a frente representantes de clubes de Criciúma (SC) e São José dos Pinhais (PR) na disputa pela medalha de ouro. E foi por 3 sets a 1 que a criciumense Maria Magagnin (Sociedade Recreativa Mampituba/FME) superou a Emanuele Dreveck (AIEL), em um duelo de gerações, para conquistar o título do TMB Platinum (11/8, 6/11, 11/5 e 11/6).
A mesa-tenista de 17 anos estava sem competir há algum tempo, mas retornou em grande estilo, conquistando de cara um título nacional. O primeiro de sua vida, da qual dedicou oito anos à modalidade. “Desde a fase de grupos eu tive jogos bem difíceis e acabei perdendo uma partida. Mas não deixei isso me abalar e cheguei na final”, descreve a inédita campeã.
O duelo entre Paraná e Santa Catarina se repetiu na final da categoria absoluto D feminino, onde Rejane Cordeiro – da AIEL, de São José dos Pinhais (PR) – encarou Mariana Muniz – da AMF/Elase Clube Social e Desportivo, de Florianópolis (SC). Em três sets diretos, com parciais de 11/3, 11/5 e 11/8, a paranaense Rejane garantiu a medalha de ouro.
Por fim, na categoria absoluto C, Julia Yetika, da Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria/São Caetano (SP), obteve a medalha de ouro. Na decisão venceu em sets diretos a surpreendente Tricia Goulart, do Clube Rioestense de Tênis de Mesa (SC). As parciais foram de 12/10, 11/3 e 11/6.
Filipi Severiano e Maria Magagnin descreveram suas conquistas ao TMB News. Assista:
O TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes tem o patrocínio das Loterias CAIXA e Tibhar; apoio da Sicredi, UniSociesc, Hotel Le Village e Prefeitura de Joinville; e parceria de mídia da Rádio 89 FM.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214