Notícia

Circuito TMB começa nesta sexta-feira com edição do TMB Challenge Plus – Saiba mais sobre as competições e suas pontuações

Evento é o primeiro da série de competições nacionais, estaduais e regionais da temporada, onde os atletas somam pontos para o ranking nacional

Karina Shiray brilhou nas disputas de Challenge Plus e liderou o ranking do Absoluto A. Foto: Gustavo Medeiros - @gustavooficialllll

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

02/02/2022 09h13


Com promessa de muita emoção durante o ano, o Circuito TMB está prestes a começar. E o primeiro compromisso das competições TMB terá início nesta sexta-feira (4) no TMB Challenge Plus, que será sediado no Rio de Janeiro (RJ). Essa vai ser a primeira edição de 16 já marcados para o restante da temporada, que ainda contará com torneios TMB Platinum e TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, além dos TMB Estaduais e TMB Regionais.

As edições já confirmadas do TMB Challenge Plus acontecerão em 15 cidades brasileiras espalhadas por quatro regiões do país – apenas a capital fluminense receberá mais de uma etapa – sendo oito capitais. Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Toledo (PR), Recife (PE), Cruzeiro (SP), Caxias do Sul (RS), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Marília (SP), Caruaru (PE), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maringá (PR), Maceió (AL) e Concórdia (SC) serão as sedes.

Em 2022, estão programados três eventos TMB Platinum e um TMB Platinum – Campeonato Brasileiro. Para o primeiro tipo de competição, apenas o Ciclo I já tem definição de local, que será o Rio de Janeiro, entre 30 de março e 3 de abril. Os outros três torneios ainda não têm sedes definidas, mas já ganharam datas: TMB Platinum (Ciclo II), entre 29 de junho e 3 de julho; TMB Platinum (Ciclo III), entre 21 e 25 de setembro; e, TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, entre 3 e 11 de dezembro.

Implementado no início de 2020 (a pandemia fez com que a maioria dos eventos só fossem realizados a partir do segundo semestre de 2021), o Circuito TMB tem sido um sucesso dentre a comunidade do tênis de mesa. Na temporada passada, os torneios, no novo modelo de competições da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), apresentaram números expressivos.

Apesar da interrupção do calendário entre 2020 e 2021 por conta da pandemia, a entidade conseguiu realizar 13 eventos TMB Platinum e Challenge Plus na segunda metade do ano passado, quando as regras sanitárias permitiram a execução de campeonatos do porte com segurança.

Foi em 2021 também e dentro do contexto do novo modelo de competições da Confederação que aconteceu o maior Campeonato Brasileiro da história do tênis de mesa nacional. Em dezembro do ano passado, o TMB Platinum – Brasileiro, realizado em Joinville (SC), recebeu 3.805 inscrições de quase dois mil atletas, o que configurou um recorde absoluto, além de ter atraído ídolos nacionais, como Hugo Hoyama, e medalhistas paralímpicas, como Cátia Oliveira, Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos.

Novo modelo de competições da CBTM

O Circuito TMB foi lançado em 2020 dentro do contexto do novo modelo de competições da CBTM. Ele foi implementado com o objetivo de integrar todo o sistema de campeonatos em um único escopo para permitir a ampliação dos pontos de contato da entidade e de suas filiadas com todos os níveis de praticantes.

Para isso, os torneios passaram por reformulação e foram reorganizados da seguinte forma:

  • TMB Platinum – Campeonato Brasileiro: substituiu o Campeonato Brasileiro. É a principal competição nacional, disputada uma vez por ano, no final da temporada. Organizada pela CBTM. O campeão soma 2.000 pontos no ranking.
  • TMB Platinum: substituiu a Copa Brasil. É o conjunto de competições nacionais, disputada três vezes por ano. Organizada pela CBTM. O campeão soma 1.500 pontos.
  • TMB Challenge Plus: substituiu a Copa das Federações. São competições nacionais organizadas pelas Federações Estaduais e chanceladas pela CBTM. Vale 700 pontos para o campeão.
  • TMB Estadual: são as etapas do Campeonato Estadual, organizadas por cada uma das Federações Estaduais. Os campeões somam 400 pontos.
  • TMB Regional: são as etapas de competições das Ligas Regionais, organizadas por cada Liga Regional e chancelada pela respectiva Federação Estadual. Vale 150 pontos para os vencedores das competições abertas (que não exigem exclusividade de participação) e 100 pontos para as competições fechadas.

Todas as competições devidamente cadastradas no sistema valem pontos para o Ranking Nacional. Os 8 (oito) melhores resultados de cada atleta, em sua categoria, são computados no ranqueamento da CBTM.

Um exemplo do funcionamento do novo ranking nacional e da integração que o novo modelo de competições da CBTM promove está na pontuação de alguns dos melhores atletas de categorias do ano passado.

A líder da lista do Absoluto A em 2021, Karina Shiray (Associação Registrense de TM – ARTEME-SP), terminou a temporada com 35.800 pontos (as pontuações eram diferentes na temporada passada), sendo que 31.800 foram obtidos em edições do TMB Challenge Plus.

Um outro exemplo da importância de todos os eventos TMB fica por conta dos eventos computados para somar os 42.675 pontos do líder da categoria infantil em 2021, Abimael Menezes (SERC Santa Maria/São Caetano-SP). Quatro tipos de campeonatos foram considerados para a pontuação do atleta: TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, TMB Platinum, TMB Challenge Plus e TMB Estadual.


 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?