Notícia

Diamantes do Futuro voltam a se reunir presencialmente, com novidades na metodologia

Atividade conta com 36 atletas – 20 olímpicos e 16 paralímpicos – e tem a participação especial de Hugo Hoyama, embaixador do tênis de mesa brasileiro

Diamantes do Futuro em treinamento de 2019. Foto: Daniel Zappe.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

18/02/2022 18h00


A próxima semana será especial para 36 jovens mesa-tenistas (16 paralímpicos e 20 olímpicos). Promissores, os atletas vão participar do 1º Treinamento Diamantes do Futuro 2022, que começa neste domingo (20) e segue até o próximo sábado (26). O evento, acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), marca o retorno do encontro de maneira presencial e conta com presenças especiais, como a do embaixador do tênis de mesa, Hugo Hoyama.

No treinamento deste ano, algumas novidades serão implementadas. Serão realizadas atividades sociais e de integração com os atletas, com base nas três referências propostas pela Metodologia da Universidade do Tênis de Mesa – UniTM: socioeducativa, histórico-cultural e técnico tático.

Sandro Abrão, líder de desenvolvimento da CBTM, explicou, de forma resumida, como cada área será trabalhada no treinamento e falou sobre a participação especial do embaixador do tênis de mesa no Brasil, Hugo Hoyama.

“Dentro do socioeducativo, vai ser trabalhada a integração com as pessoas, um olhar mais holístico, o respeito para com os outros atletas. O técnico tático é o treinamento propriamente dito, específico da modalidade, e o histórico-cultural vai ser comandado pelo Hugo Hoyama, que abordará um pouco da história dele e do tênis de mesa”, explicou Abrão.

Outro atrativo do evento acontece na segunda-feira (21). A CBTM fechou uma parceria com o Sesi-SP e com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em que as entidades ficarão responsáveis por realizarem avaliações e testes físicos com os participantes do Diamantes do Futuro.

Por conta da pandemia, o programa de prospecção e de desenvolvimento de talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa não reunia presencialmente os atletas desde 2019. De lá para cá, quando convocados, eles participavam de reuniões virtuais para imergirem em tarefas educativas e recreativas.

Voltada tanto para o olímpico como para o paralímpico, a atividade terá uma comissão técnica para cada categoria. Na primeira, fazem parte: Lincon Yasuda, líder de Seleções Olímpicas; Sandro Abrão, líder de desenvolvimento; Jorge Fanck e Lígia Silva, técnicos das seleções de base; Daniela Bassi, técnica da Associação Jauense de Tênis de Mesa (SP); Bruno de Freitas Costa, da Associação Joinvilense de Tênis de Mesa (SC); e Leandro Ishida, preparador físico.

No paralímpico, a comissão técnica é formada por cinco profissionais. Raphael Moreira, líder de Seleções Paralímpicas; Alexandre Ghizi, treinador do SR Mampituba/FME Criciúma (SC); Wesley Rosa, da Associação de Tênis de Mesa de Varginha WRTT (MG); Celso Nakashima, da Associação Joinvilense de Tênis de Mesa (SC); e Ricardo Marim Filho, do Círculo Militar Campo Grande (MS).

No sábado (26), os atletas participarão de um torneio, que marca o encerramento do período de treinamentos.

Confira a lista completa dos participantes clicando aqui.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?