Novo núcleo na cidade do interior paulista. Foto: Leonardo Moniz/Selam
Por Leonardo Moniz - Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba deu início, na última quinta-feira, 24/02, às atividades no Núcleo Municipal de Tênis de Mesa. O novo espaço, que conta com cinco mesas oficiais de 25 milímetros e suporte com redes completas e aparadores de bolinhas, foi instalado no ginásio multidisciplinar Walter Ferreira da Silva, no bairro Jaraguá, antes utilizado para artes marciais e lutas. O evento de abertura teve um workshop do professor Paulo Camargo, ex-técnico da seleção brasileira e medalhista pan-americano, mundial e paralímpico, e atualmente assessor da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A iniciativa também terá as presenças de autoridades e personagens ligados ao mundo do tênis de mesa.
O núcleo é aberto ao público de forma gratuita nos três períodos – manhã, tarde e noite. Para solicitar o uso do espaço, é necessário entrar em contato com a secretaria pelo e-mail selam@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2648. “As atividades serão abertas a partir de março, sem limite de idade. Nós queremos entregar à população um espaço aberto para a prática do tênis de mesa, mas também vamos oferecer oficinas e clínicas em caráter básico. O objetivo é massificar a modalidade e o primeiro passo é que as pessoas conheçam e tenham acesso ao local”, afirmou Camargo, que administra o ginásio.
O workshop de abertura teve o tema ‘Tênis de Mesa, do Lazer ao Competitivo’. Foi apresentada a estrutura montada no ginásio, que possui uma quadra com 684 metros quadrados, arquibancadas, três vestiários e seis salas administrativas. O Núcleo Municipal de Tênis de Mesa está localizado no cruzamento entre as avenidas Abel Pereira e Madre Maria Teodora, no bairro Jaraguá. De acordo com o assessor da Selam, o primeiro objetivo é atrair o público para o local, que posteriormente poderá, inclusive, receber torneios, programas de desenvolvimento esportivo e ações comunitárias envolvendo o tênis de mesa.
“Nossa ideia é aproveitar ao máximo a estrutura que temos, com mesas oficiais em bom estado. A intenção é divulgar a possibilidade de uso do ginásio nas escolas e trazer para cá não apenas os alunos, mas também adultos que gostariam de praticar a modalidade em um espaço público. Essa iniciativa é inovadora em Piracicaba. Como profissional do tênis de mesa, acredito que estamos vivendo uma fase importante no esporte municipal”, disse Camargo, que destacou ainda os benefícios que a modalidade pode trazer aos praticantes.
“O tênis de mesa é um esporte individual. Independente do nível de jogo, é uma modalidade que exige a tomada de decisões e a montagem de estratégias. Além disso, o jogo é mental, pois requer raciocínio e concentração constantes, o que pode contribuir bastante para autoestima. Há uma série de fatores que podem ser desenvolvidos, como a coordenação motora, o pensamento lógico, entre outros. Por isso, a abertura do núcleo de tênis de mesa não tem o rendimento como prioridade. Nós queremos um espaço em que o esporte possa contribuir com a formação humana dos indivíduos”, complementou.
* As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.