Mesa-tenistas acreanos no TMB Challenge Plus. Foto: Divulgação FTMEAC.
Por Manoel Bento Sobrinho, vice-presidente da FTMEAC
No domingo, 05/06/2022, a FTMEAC completou 17 anos de existência.
A Federação de Tênis de Mesa do Estado do Acre - FTMEAC, foi criada por iniciativa de mesa-tenistas que, nos últimos vinte e cinco anos, praticavam o esporte na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB em Rio Branco. Teve como motivações a ampliação do número de atletas e praticantes na cidade, e em 2005 no dia 05 de junho teve oficializada e registrada como entidade civil sem fins lucrativos, com diretoria eleita por seus associados, atletas e pessoas ligadas ao esporte, pode com maior autonomia tomar decisões sem as restrições muitas vezes impostas pela natureza de funcionamento de um clube. Além disso, a integração de esforços por parte de atletas e praticantes de diversos clubes pode ser realizada com mais facilidade, evitando discriminações e fortalecendo o esporte, o que beneficia a todos. Com a criação de uma entidade própria, teve objetivos focados em aumentar a intensidade e modificar a natureza das ações de ampliar as atividades do tênis de mesa no estado do Acre.
Sua estratégia de ação pressupõe a união de todos os que desejam o desenvolvimento do esporte na cidade, especialmente o Tênis de Mesa. Para isto, dedica seus esforços a apoiar, independentemente de quaisquer vinculações ou comprometimentos, as atitudes do poder público ou de particulares que priorizem os mesmos objetivos. Ao longo dos seus dezessete anos de existência a Federação tem números expressivos na quantidade de atletas praticantes e federados. Em meados de 2006, a Federação contava com aproximadamente 15 atletas praticantes e participantes das competições. Hoje a Federação conta com mais de 50 atletas participando ativamente das competições em diversas categorias e contando com atletas que praticam o esporte esporadicamente chegamos a quase 100 atletas. Muitos atletas já foram destaques nos jogos Escolares Brasileiro, chegando a colocar o Acre em 8º lugar, a frente de estados da Região Norte e do Nordeste. O nível técnico do tênis de mesa acreano cresceu muito, e alguns atletas participam de etapas TMB Challenge Plus como foi agora na semana passada que 14 atletas Acreanos participaram do TMB Challenge Plus em Porto Velho e trouxeram 10 medalhas sendo 2 de ouro, 3 de pratas e 5 de bronzes fato inédito no mesatenismo Acreano participar de uma competição Nacional e trazer 10 medalhas na bagagem ficando em sexto lugar na classificação geral de um total de 22 clubes participantes. Outro resultado expressivo foi alcançado pela delegação acreana entre a última semana do mês de abril e início do mês de maio quando em Lima, no Peru, trouxeram 2 medalhas de prata e 2 de bronzes no Torneio Internacional Club Regatas Lima com mais de 10 países participando. Já tivemos um atleta paraolímpico que jogou por Itapetininga e pelo Clube Nova Era de Bauru, chegando a ser o quinto melhor brasileiro na sua categoria T-11.
Sabemos que temos muita coisa a fazer, e ainda falta muita estrutura principalmente conseguir a nossa sede para melhorar os horários para treinamentos, ainda falta mais incentivo e apoio do poder público. Uma das principais metas alcançada pela Federação foi conseguir regularizar a mesma junto a CBTM em agosto de 2020 e para esse fato se concretizar tivemos o apoio dos gestores da CBTM, nas pessoas do Presidente Sr. Alaor Azevedo, do Sandro Abrão, do Vice Presidente da CBTM Sr. Vilmar Schindler, do André Silva, e também de alguns companheiros e Dirigentes da FTMEAC. Mesmo com todas as dificuldades estamos seguindo em frente e buscando sempre a melhoria para os atletas, trazendo profissionais dos grandes centros do tênis de mesa para aprimorar e aperfeiçoar a técnica dos atletas, como já trouxemos por duas vezes Marcos Yamada, um dos grandes técnicos do Brasil e também André Balint por 05 vezes, grande técnico e professor da matéria, e nesse ano, no mês de março, tivemos a presença do Professor Lecio Guimarães, de Tocantins, que realizou uma clínica para os atletas da Escolinha de tênis de mesa. Um dos grandes projetos de parceria da FTMEAC foi a Escolinha do Ramal da Zezé, no Bairro Belo Jardim, na Igreja Presbiteriana com o Pastor Kleber e Professor Elias Couto, esse projeto tirou mais de 40 crianças carentes das ruas, que encontraram no tênis de mesa uma forma do resgate social e de cidadania. Ainda para fortalecer o tênis de mesa acreano, foi criada recentemente a AATM- Associação Acreana de TÊNIS DE MESA, que vem contribuir com o desenvolvimento do tênis de mesa em nosso estado.
Com a chegada da pandemia as atividades competitivas foram suspensas em 2020. Com a decisão de mudanças de faixa pelo Comitê da Covid 19 no Estado do Acre, retornamos as atividades das competições em julho de 2021. As competições são todas organizadas pelo Sistema CBTM Web, o que veio melhorar a qualidade das nossas competições. Nesse ano de 2022 teremos 05 etapas do TMB Estadual Acre. Já fizemos 2 etapas com total sucesso e temos ainda 3 etapas por fazer nos meses de julho, setembro e novembro do presente ano. Em termos de apoio, queremos agradecer ao Deputado José Bestene, no qual vem apoiando a FTMEAC através de emendas parlamentares, através dessas verbas a Federação conta com materiais e equipamentos de ponta para utilização nas competições e no uso da Escolinha. Através dessas emendas conseguimos adquirir:
11 mesas 30 mm da Hobby
10 suportes com redes
10 placares
1 robô pong
500 bolinhas
50 aparadores
40 raquetes.
No qual também atuamos no Projeto Minha Escola tem Tênis de Mesa com a aquisição desses materiais.
Nesses 17 anos de existência a Federação teve em seus Presidentes trabalhos focados sempre na melhoria da coletividade do esporte. Abaixo os Presidentes que comandaram a FTMEAC.
2005/2009 Antônio Costa Santos - Fundador e idealizador da criação da Federação
2010/2013 - Antonio Costa Santos- Segundo Mandato.
2013/2017 - Manoel Bento Sobrinho- Primeiro Mandato
2017/2021 - Manoel Bento Sobrinho - Segundo Mandato
2021/2025 - Emanoel Rogério Fernandes. Assumiu o primeiro Mandato a partir do dia 13 de julho de 2021...
Ressaltamos e agradecemos a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB pela parceria de sempre.
* As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.