Instrutor Afonso Valente ensinando aluna durante Festival Transforma. Foto: Flávio Hopp/COB
Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Indo ao encontro do objetivo da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a modalidade está cada vez mais sendo difundida nas escolas pelo Brasil. E um dos programas que auxilia nessa missão é o Transforma, iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) voltada para a disseminação da cultura olímpica. Por meio dela, o nosso esporte tem sido instrumento de clínicas de experimentação pelo Brasil, como as ocorridas em Santos (SP) na última semana e as que acontecerão no Rio de Janeiro (RJ) na próxima.
Na Baixada Santista, o tênis de mesa foi mostrado em duas escolas nos últimos dias 03 e 05 deste mês. As clínicas de experimentação aconteceram na Escola Maria de Lourdes Bernal e UME Professor Florestan Fernandes em dois turnos diários, em que cerca de 250 crianças (entre 7 e 15 anos) por período tiveram contato com a modalidade.
A atividade contou com os instrutores Afonso Valente Filho, Giovanna Grilo e Leonardo Tenório dos Santos, que promoveram atividades interativas com os alunos, como “balãozinho com apresentação”, “gol a gol”, jogo da velha com bolinhas, entre outras. Todos os exercícios de interação foram sugeridos pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), da CBTM.
“Foi uma experiência fascinante que, mesmo com o meu tempo de tênis de mesa, ainda não tinha passado. Além de passar um pouco da modalidade para as crianças, eu me diverti bastante”, exaltou Afonso Valente.
Sucesso em Santos, o Festival Transforma também levará todas as atividades das clínicas de experimentação de tênis de mesa ao Rio de Janeiro. Assim como na Baixada Santista, o evento será realizado em dois dias e em locais distintos: no Centro Aquático Maria Lenk na próxima quarta-feira (17) e na Escola José de Melo, em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste carioca, na sexta (19). Ambas apenas no turno da manhã.
Na Cidade Maravilhosa, a clínica terá Leonardo de Almeida Mirás, Bruno Alves Bueno, Jardel Vinícius dos Santos e Saulo de Oliveira Berti como instrutores. A expectativa é que o Festival receba cerca de 360 crianças (de 4 a 11 anos) em cada um dos dias.
Sobre o Transforma, do COB
O Transforma é o programa do Comitê Olímpico do Brasil de promoção dos Valores Olímpicos (Amizade, Excelência e Respeito) que contribui para a formação integral do ser humano. Fortalecimento da cultura esportiva nacional; inserção da temática olímpica no ambiente escolar, em todas as disciplinas; desenvolvimento de habilidades socioemocionais em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC são objetivos da ação.
No Festival Transforma, são realizadas atividades, como palestras, apresentação teatral e clínicas de experimentação esportiva, todas em parceria com escolas ou comunidades participantes do programa.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214