Contra o terceiro do Mundo, Calderano mostrou resiliência. Foto: WTT
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Com parciais de 11/5, 11/6, 10/12 e 9/11, o sueco Truls Moregard se impôs sobre Hugo Calderano em 3 sets a 1, em partida válida pelas oitavas de final do WTT Cup Finals. Realizado em Xinxiang, na China, o evento reúne apenas os dezesseis melhores mesa-tenistas do ranking mundial. E nesta quinta-feira (27), no duelo entre a maior experiência do número 6 (o brasileiro Calderano) e a juventude do número 3 (o sueco e seus 20 anos), valeu o ímpeto do mais novo.
No primeiro jogo entre ambos pelo WTT, os mesa-tenistas foram cautelosos no set inicial, ainda se estudando à mesa. Até o empate em quatro pontos, ambos confirmavam um serviço e eram quebrados no outro. A partir daí, Moregard foi mais eficiente e agressivo. Quebrou o saque de Calderano por quatro vezes seguidas no Xinxiang Pingyuan Sports Center, abrindo a vantagem necessária para vencer a parcial por 11 a 5.
No segundo set, Moregard continuou agressivo, afastando Calderano da mesa. Para piorar, o sueco cometia poucos erros, enquanto capitalizava cada falha do brasileiro, que ainda conseguiu manter a parcial equilibrada até o 5 a 7. Depois, o número 3 do mundo confirmou os seus serviços e quebrou um saque de Calderano, fechando o set em 11 a 6.
Calderano deu show de resiliência e sangue frio no terceiro set. Contra um adversário que variava bastante os golpes, Calderano tratou de não deixar o sueco se distanciar, aguardando o momento certo para assumir a liderança do placar. Também encaixou algumas boas devoluções em backhand e paralela, recuperando a confiança.
Quando tudo parecia perdido, com Moregard tendo dois serviços a seu favor e o placar em 9 a 9, o brasileiro fez valer a sua experiência para arrastar a parcial para o desempate. Nesta hora, o sueco acusou o golpe e cometeu erros que Calderano soube transformar em pontos para fechar em 12 a 10.
Com a moral em alta, Calderano abriu o quarto set com três pontos seguidos e chegou a liderar a parcial por 9 a 5. Agressivo e dominante, forçava muitas devoluções de Moregard na rede ou para fora. O problema é que do outro lado havia um mesa-tenista em grande momento na temporada, que não se deu por vencido e escalou sete pontos na sequência, fechando a parcial em 11 a 9 e o jogo em 3 sets a 1, em 29min31s de partida.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa