Catarinenses Luiza e Tainara festejam a conquista no Sub-11. Foto: Miriam Jeske/CBTM
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
As Seleções Estaduais femininas do Paraná e de Santa Catarina mostraram sua força neste domingo (4), durante o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro. Em São Paulo (SP), as paranaenses levaram duas, das quatro categorias em disputa hoje. As catarinenses venceram outra, com as paulistas fazendo as honras da casa, faturando o Sub-15 e quebrando a hegemonia sulista no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro.
No Sub-9, o Paraná foi o campeão pela primeira vez. Triunfou na final sobre Santa Catarina, por 3 jogos a 0. Foram à mesa pelo selecionado paranaense as mesa-tenistas Laura Silveira, Nivin Abdallah e Manuela Doi. As equipes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo ficaram com a medalha de bronze.
As paranaenses repetiram a dose no Sub-13, desta vez sobre São Paulo, por emocionantes 3 jogos contra 2. Desta maneira, Maria Alice Rodrigues, Emanuelly Santos, Laura Souza e Karoline Gruchoski foram contempladas com a medalha de ouro, enquanto Maiara Alves, Gabrielle Pincerato, Maria Souza e Alícia Andrade foram prata. O bronze foi dividido por Santa Catarina e Ceará.
Se no Sub-9 não deu para as catarinenses, no Sub-11 as meninas ficaram com o ouro na disputa contra São Paulo. Luiza Fontanive e Tainara Heidrich triunfaram em 3 jogos contra 1 sobre Gabriela Saito, Myriam Silva, Julia Regolin e Maria Charantola. Mato Grosso do Sul e Maranhão completaram o pódio, na terceira colocação.
São Paulo comandou a festa no Sub-15, batendo Santa Catarina na decisão por 3 jogos a 0, alçando Maria Fernanda Tamura, Abigail Araujo, Ani Tadima e Lais Okamoto ao ponto mais alto do pódio. De quebra, deu fim o domínio das sulistas na competição. Com o bronze ficaram as seleções estaduais de Goiás e do Paraná.
O TMB Platinum - Campeonato Brasileiro ocorre entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), com os patrocínios das Loterias CAIXA e Tibhar; além do apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, Toff, Coloplast e Life Pong.