Rafael Turrini foi um dos destaques na campanha do São Caetano (SP). Foto: Miriam Jeske/CBTM
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
São Paulo dominou as finais masculinas do Campeonato Brasileiro de Clubes Olímpicos, nesta sexta-feira (9), no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). Atuando em casa, os bandeirantes levaram três, das quatro categorias do Absoluto em disputa. Na quarta o Paraná conseguiu quebrar a hegemonia paulista, que ainda assim conquistou a medalha de bronze no certame válido pelo TMB Platinum.
Pelo Absoluto A, a principal categoria em disputa, os paulistas da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Santa Maria/São Caetano faturaram o ouro. Com Rafael Turrini, Diogo Silva, Rafael Nagamine e Humberto Araújo venceram na final os conterrâneos da Academia de Tênis de Mesa Life Pong, por 2 jogos a 0. Santa Catarina levou os dois bronzes, com a Associação Concordiense de Tênis de Mesa e a Associação Chapecoense.
No Absoluto B, o Nosso Clube de Limeira sagrou se campeão ao superar na final a Associação Maringaense de Tênis de Mesa, por 2 jogos contra 1. Os paulistas formaram com Matheus Lopes e Luiz Dias. A Master Pong LC Academia/SP e a Academia Fitpong de Tênis de Mesa/DF foram medalha de bronze na categoria.
São Paulo venceu também no Absoluto C, com o Esporte Clube Praia Grande. Em uma final local, no duelo entre litoral e interior, venceram por 2 jogos a 1 o Esporte Jundiaí. Victor Brience e Augusto Manholer foram os medalhistas de ouro. A Sociedade Esportiva Palmeiras e o Itaim Keiko/JJYamada fecharam o pódio 100% local.
E no Absoluto D saiu o único campeão fora do estado anfitrião. Foi a Sociedade Thalia Curitiba, do Paraná, que marcou 2 jogos a 0 no São Carlos TM/SP. Pedro Tusset, Matheus Tonatto, Samuel Natume e Andre Moreira foram os autores da façanha. A Ulbra Palmas, de Tocantis, e a ATEMEL/ACEL, de Londrina/PR, fecharam o pódio com a medalha de bronze.
O TMB Platinum - Campeonato Brasileiro ocorre entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), com os patrocínios das Loterias CAIXA e Tibhar; além do apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, Toff, Coloplast e Life Pong.