Notas Oficiais

(19-12-2018) 135-2018

Por CBTM

19/12/2018 11h36


Dispõe sobre INFORMAÇÕES sobre CONTRIBUIÇÃO previdenciária da Bolsa Atleta – exercício 2019.

 


Dispõe sobre INFORMAÇÕES sobre CONTRIBUIÇÃO previdenciária da Bolsa Atleta – exercício 2019.
 
As Lideranças de Seleções Brasileiras, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM, de acordo com o disposto no Estatuto desta entidade, Artigo 4º, alíneas “a”, “b” e “f”, INFORMA  sobre a contribuição previdenciária da Bolsa Atleta –exercício 2019.
Conforme publicado pelo Governo Federal no dia 13/12/2018, a Lei 13.756/2018 tornou facultativa a contribuição previdenciária referente a valores recebidos pelo Programa Bolsa Atleta. Foi alterado o § 6º, do artigo 1º, da Lei nº 10.891/2004.
Anteriormente, a Lei nº 13.155/2015 estabelecia que o atleta de modalidade olímpica ou paralímpica, com idade igual ou superior a 16 anos, contemplado com bolsa no valor igual ou superior a um salário mínimo fosse filiado ao Regime Geral de Previdência Social como contribuinte individual, cuja contribuição era na alíquota de 20%. 
 
A partir de agora, os bolsistas com idade igual ou superior a 16 anos poderão filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social como segurado facultativo, ou seja, o recolhimento é de escolha e de responsabilidade do próprio atleta.
A partir da data da publicação da Lei:
1.       O atleta não precisa se manifestar, pois a Lei, anteriormente, nos obrigava a dedução, na bolsa. 
 
2.       A contribuição deixa de ser obrigatória e passa a condição de contribuição facultativa - https://www.inss.gov.br/orientacoes/tipos-de-filiacao/. 
 
3.       Portanto, a partir do próximo pagamento a folha será gerada em valores integrais, sem dedução.
 
4.       Para dúvidas sobre os extratos https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-vinculos-e-contribuicoes-a-previdencia/
 
5.       Em caso de outras dúvidas, orientamos que o atleta ligue para a Central de Atendimento do INSS, pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).  https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/forma-de-pagar-e-codigos-de-pagamento-contribuinte-individualfacultativo/
 
 
Para mais informações, sugerimos que acesse o site da Previdência Social (https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/forma-de-pagar-e-codigos-de-pagamento-contribuinte-individualfacultativo/). Todas as informações desta Nota Oficial foram repassadas pelo Ministério do Esporte, não cabendo a CBTM sanar dúvidas relativas a este assunto.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paraolímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.   
Este dispositivo passa a vigorar na data de sua publicação.
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?