Notícia

Seleção Brasileira fecha os Jogos Sul-Americanos da Juventude com aproveitamento máximo e terceiro ouro conquistado

Brasileiros só perderam um confronto em toda a trajetória nos Jogos, ganhando todos os ouros e pratas possíveis na Argentina

Giulia Takahashi brilhou com a equipe brasileira em Rosario. Foto: William Lucas/COB

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

01/05/2022 16h49


Poucas vezes se viu um domínio tão absoluto quanto o que o tênis de mesa brasileiro demonstrou nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. O país conquistou neste domingo (1) a terceira medalha de ouro em disputa na modalidade, desta vez em equipes mistas, terminando com 100% de aproveitamento em pódios: três ouros (Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka venceram os torneios individuais) e duas pratas (com Laura Watanabe e Henrique Noguti).

Mais do que os pódios, o Brasil demonstrou total domínio nos jogos disputados, vencendo quase todos os confrontos com adversários de outros países, inclusive em equipes. Foram apenas três derrotas registradas: duas para os próprios adversários brasileiros, nas finais individuais, além de um insucesso nos quatro duelos da final de equipes.  Durante a trajetória, os brasileiros venceram praticamente todos os duelos sem a necessidade de ir para o set desempate.

Neste domingo, o panorama foi o mesmo. Classificado diretamente para a semifinal após uma campanha arrasadora na fase de grupos, o Brasil despachou o Peru na semifinal, por 3 a 0. Leonardo Iizuka bateu Adrian Rubiños, por 3 a 0 (11/5, 8/11, 11/4 e 11/9); Giulia Takahashi passou por Maria Maldonado, por 3 a 0 (11/5, 11/6 e 11/5); e, Giulia e Iizuka superaram a parceria Carlos Fernandez/Maria Maldonado, por 3 a 2 (11/8, 8/11, 11/8, 8/11 e 11/8).

Na decisão, os chilenos. Leonardo Iizuka superou Josthyn Miranda, por 3 a 0 (11/9, 11/8 e 11/6). Giulia Takahashi bateu Sofia Vega, por 3 a 1 (7/11, 13/11, 11/6 e 11/8). A dupla Henrique Noguti/Laura Watanabe tinha a possibilidade de fechar o torneio, mas acabou vencida por Josthyn Miranda/Sofia Vega, por 3 a 1 (10/12, 9/11, 11/7 e 7/11).  Noguti seria o responsável pela vitória do título: 3 a 0 contra Jaime Lama (11/3, 11/5 e 15/13) e 3 a 1 no placar final.

“Estou muito feliz com essa conquista e com meu desempenho nesse campeonato. E a sensação nesse último jogo foi muito boa. Joguei bem, consegui impor meu jogo e dificultei muito o chileno. Consegui manter a calma e colocar pressão nele”, disse Noguti.

Após o jogo, Jorge Fanck, um dos técnicos da Seleção Brasileira das categorias de base, falou sobre o amplo domínio brasileiro em Rosario: “Tivemos um desempenho muito bom. Noguti, Leo, Giulia e Laura vieram muito bem preparados e foi muito tranquilo conduzi-los a este resultado ao lado da Ligia Silva (também técnica da Seleção de base). É um torneio bem competitivo, com as delegações sendo apoiadas por seus comitês olímpicos. E conseguirmos ter essa força, mostrando que estamos no caminho certo, com essa geração conquistando bons resultados e tendo bons desempenhos”.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações