Notícia

Training Camp começa nesta quinta-feira e promove interação inédita entre jovens brasileiros e atletas de ponta de Brasil e França

Período de treinamentos acontece na Arena Carioca I e antecede Desafio Brasil x França, que reúne mesa-tenistas como Hugo Calderano e Simon Gauzy

Rafael Turrini é um dos jovens atletas que estarão participando do Training Camp. Foto: Luiza Moraes/COB.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

27/04/2022 16h29


Uma experiência inédita e inesquecível para 35 jovens mesa-tenistas. A partir desta quinta-feira (28), atletas do Programa de Desenvolvimento de Talentos se juntam a atletas da Seleção Brasileira adulta, como Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Vitor Ishiy e Eric Jouti, e a astros da seleção francesa, como Simon Gauzy, para o Training Camp, período de treinamento de nove dias na Arena Carioca I, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

O que será vivido pelos jovens atletas será uma experiência totalmente diferente, já que a iniciativa é pioneira no tênis de mesa brasileiro. Os treinos antecedem outro grande evento em solo nacional: o Desafio Brasil x França, campeonato que colocará de um lado, Calderano, Ishiy e Jouti e, do outro, os franceses Gauzy, Alexis Lebrun – número 1 do ranking mundial sub-19 – e Can Akkuzu na própria Arena Carioca I a partir do dia 7 de maio. Todos os participantes do torneio estarão no Training Camp.

Dentre os jovens, estão atletas de diversas categorias. De atletas sub-23 (Guilherme Teodoro, Kenzo Carmo, Richard Pinheiro e Rafael Turrini) até os mais novos – como os que fazem parte do Diamantes do Futuro (Mahayla Sardá, Beatriz Fiore, Hamilton Yamane, entre outros) –, todos terão a chance de vivenciarem a intensidade do treinamento de mesa-tenistas de alto rendimento. É o que avalia o coordenador de seleções olímpicas, Lincon Yasuda.

“Este treinamento para o pessoal mais jovem é uma grande oportunidade para eles estarem ao lado e poderem ver de perto a intensidade, o foco e a exigência que são necessárias em treinos de alto nível. Vai ser um importante referencial do que os jovens precisam fazer para chegar no topo”, disse.

Muitos desses jovens já se destacam nacional e internacionalmente. Um dos exemplos é Sofia Kano, que está confirmada nos nove dias de treinamentos. Apesar de ter somente 16 anos, a atleta é a atual líder do ranking da principal categoria do Circuito TMB, o Absoluto A feminino.

Como o Training Camp também contará com a presença de membros da comissão técnica da Seleção Brasileira adulta (Reinaldo Yamamoto, Francisco Arano – Paco e Jean René-Mounie) e de base (Jorge Fanck) é uma boa ocasião para os mesa-tenistas promissores, como Sofia Kano, mostrarem serviço aos treinadores presentes e aperfeiçoarem as suas rotinas como esportistas.

“Ao mesmo tempo que eles podem treinar e mostrarem o seu valor e serviço diante da equipe técnica principal da Seleção, eles também têm a oportunidade de absorver muitas informações que servirão para incorporarem em seus treinos diários. A ideia é que eles consigam elevar o nível do treinamento deles a médio prazo”, projetou Lincon Yasuda.

Além de todo o intercâmbio entre brasileiros e franceses, jovens e experientes, o Training Camp proporcionará a todos a chance de usufruir da estrutura do Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que se localiza no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Confira a lista completa dos participantes do Training Camp aqui.

Credenciamento para a imprensa

Os veículos interessados em produzir pautas na Arena Carioca I e fazer a cobertura do “Desafio Brasil x França” e dos treinamentos devem entrar em contato pelo e-mail imprensa@cbtm.org.br., informando nome completo dos profissionais designados, documento de identidade, veículo de mídia, função e detalhamento do tipo de cobertura.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações